28 de set. de 2010

O Robô Origami!

Olá pessoal, como estão? O post de hoje é dedicado a um grande desafio que cientistas e professores "Pardais" tentam desenvolver: Uma máquina que faz origamis!
Loucura? Talvez depois de verem o vídeo abaixo, vocês cheguem a conclusão de que o futuro não está tão longe assim. rs.


 

Segue um trecho da matéria sobre esse robô:

"Se você gosta da arte japonesa de dobraduras, mas nunca teve oportunidade de aprender, a solução pode estar em um origami robótico, criado por cientistas do MIT e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Embora, por enquanto, a técnica rivalize apenas com as primeiras dobraduras feitas por uma criança, ela representa um avanço promissor no campo da robótica adaptativa, das estruturas inteligentes e dos materiais adaptativos.
A estrutura inicial é um compósito plano formado por seções triangulares interconectadas por juntas de elastômeros. Além das juntas, as seções são unidas por atuadores planos, pequenas chaves motorizadas que são acionadas por um circuito eletrônico flexível, também plano..."


Mas mesmo que o futuro chegue antes do esperado, nenhuma máquima ou papel "robô"  irá tirar a verdadeira essência e prazer único que só o origami pode nos proporcionar!
Ótimas dobras à todos!
Bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário